segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

MATÉRIA DO JORNAL TEENFOCO É DEPLORAVEL!


Infelizmente o jornal teenfoco não pode ser a referência aos que em nossa cidade buscarem informações sobre o que vem acontecendo com o transporte universitário em nossa cidade!



A matéria demonstra equivocada compreensão dos fatos, numa tendenciosa inclinação pro lado do governo!



Primeiramente, a secretaria de ação social não solicitou que os estudantes elegessem uma comissão, ela mesma convocou e dirigiu uma assembléia, com cerca de 90 estudantes de onde saiu a comissão sem atribuições definidas!


Segundamente, não houve "informações desencontradas", o que houve foi que a acessora da secretaria apresentou à comissão a proposta do governo para suas atribuições, proposta esta que foi refutada unanimamente. O governo entendia que para garantir um processo mais democrático de seleção para os beneficiários do ônibus, uma comissão de estudantes deveia analisar as fichas dos inscritos, selecionar quem teria ou não o direito ao ônibus, e confeccionar as carteirinhas. Nós entendemos que isto é função dos funcionários da secretaria, e de assistentes sociais!



Mas nos propomos à: Juntamente com a prefeitura pesquisar, discutir e encaminhar critérios mais justos que referendassem o direito ao ônibus, e novos métodos de análise das condições sociais. Nos propomos portanto a discutir e formular os critérios.


NÓS PROPOMOS A DISCUTIR OS CRITÉRIOS, NÃO O GOVERNO. O GOVERNO PROPÔS QUE FIZÉSSEMOS ANÁLISE DE FICHAS (constrangimento) E CONFECÇÃO DE CARTEIRINHAS!!!



Prova da inclinação da matéria é que eles (o governo) não simplesmente "chegaram a comentar" sobre nós fazermos carteirinhas, mas ESSA ERA A PROPOSTA DELES PARA A FUNÇÃO DA COMISSÃO, CHEGARAM A NOS MOSTRAR O COMPUTADOR ONDE "IRIAMOS FAZER AS CARTEIRINHAS", nas palavras da acessora. Ou seja, trabalho gratuito!



Fato ignorado pelo teefoco é que não simplesmente "faltou" ônibus universitário por falta de manutenção, mas o programa ÔNIBUS UNIVERSITÁRIO HAVIA SIDO SUSPENSO, JÁ TENDO SIDO DEVOLVIDO À SECRETARIA DE EDUCAÇÃO! Tanto que conforme o próprio governo declarou na última reunião em que o teenfoco estava presente, apenas um veículo está em manutenção, e o outro veículo cobre esse período de início das aulas. O fim do ônibus universitário foi anunciado pelo subsecretário de cooperativismo e economia solidária, que anunciou também que dentre algumas semanas sem o transporte os estudantes passariam a receber um vale-transporte. ELES ANUNCIARAM O FIM DO ÔNIBUS À COMISSÃO NUMA SEXTA-FEIRA, DEIXADO ESTUDANTES NA BEIRA DA PISTA NA SEGUNDA SEGUINTE, SEM A MENOR SATISFAÇÃO!



A matéria não ressalta que essa decisão foi tomada sem a menor consulta aos estudantes, não ressalta que conforme dissemos na mesa diante de Quáquá e De Dios, nós nos propomos a negociar junto com a prefeitura a transferência do ônibus pelo vale-transporte (que não é Rio-Card), mas a acessora categoricamente nos negou esse direito. O governo negociou com a NOSSA SENHORA DO AMPARO sem a nossa participação, segundo o subsecretario, pelo acordo a NOSSA SENHORA DO AMPARO daria à Quaquá um desconto de R$1,50 sobre a passagem de cada estudante. NÓS SEQUER FOMOS CONSULTADOS QUANTO A ISSO, MESMO HAVENDO COMISSÃO, A PREFEITURA AGIU UNILATERALMENTE!



A matéria ignora também que os estudantes fizeram uma assembléia geral 24hs depois do anuncio do fim do universitário, e que a partir de então o conjunto dos estudantes agiu conforme deliberado em assembléia, ou seja, um movimento amplamente democrático!


A matéria ignora também, que na primeira segunda-feira sem o transporte universitário, os estudantes (conforme deliberado em assembléia) foram à secretaria cobrar o retorno imediato do ônibus enquanto os estudantes não decidissem junto com a prefeitura o futuro do transporte universitário.



A matéria ignora também que muito antes de Quáquá "descobrir" que os custos com o vale seriam maiores, mesmo com o acordo com a Amparo, nós estudantes já haviamos anunciado isso, e por isso estávamos tão desconfiados. Desconfiados de só podermos entrar no raro ônibus de duas-portas, de termos restrições quanto à quantidade de estudantes em cada veículo e etc...


Nós estudantes conhecemos as inúmeras histórias de desrespeito e abuso das empresas de ônibus, incluindo a NOSSA SENHORA DO AMPARO, para com os idosos, secundaristas e deficientes físicos, que com o praticamente fim dos ônibus "duas-portas" foram restringidos em seus direitos! Desconfiávamos da possibilidade de cair nas garras da empresa, e de sermos jogados nela logo por Quáquá!



A matéria desconheceu também, e por fim, o caráter das deliberações. De Dios se comprometeu a passar aos estudantes toda a planilha de custos com o ônibus universitário, um orçamento estimado com o programa do vale-transporte, e os custos estimados da possibilidade de terceirização do serviço do ônibus universitário. Estas são as três possibilidades para o transporte universitário. Recebidos esses documentos pela comissão, no dia 7 de março, os estudantes se reunirão no Joana Benedicta (a confirmar), debaterão e encaminharão a proposta (dentre as tres) que considerarem melhor para o conjunto e para a cidade, respeitando as limitações jurídicas e de orçamento especificadas pela prefeitura nos documentos entregues previamente. O pregão somente se efetuará portanto se for deliberada a proposta da terceirização.



Nisso consiste o fórum, em os estudantes poderem decidir o seu próprio futuro!

Essa foi a pauta máxima da assembléia geral de sábado, dia 7 de fevereiro!



A nossa proposta, elaborada de forma democrática, foi aceita na reunião com o governo!


A vitória portanto foi nossa!

Mas a Luta prossegue!



Ps: como exigência nossa também, e também ignorado pela matéria, o governo havia se comprometido com o retorno de um veículo hoje, (segunda 16/02) para atendimento dos universitários enquanto não se decide em conjunto qual forma de transporte será adotada! Isso foi descumprido, e os estudantes novamente "ficaram na pista".


Devemos evitar que a matéria do teenfoco seja publicada como está, se houver tempo, pois a população será má informada!




"A gente quer ter voz ativa, no nosso destino mandar."

Chico Buarque de Hollanda.



Vamos à Luta!


Rafael Lazari

Psicologia - UFF

Movimento Vamos à Luta FOE/UNE.

5 comentários:

  1. Rafael...Lutem pelo que é um direito de vocês...Não há uma Lei própria para o transporte universitário,porém o Ministério Público de Niterói entende que a partir do momento em que o Projeto foi criado deve ter continuidade e caso seja suspenso o Prefeito responderá por isso.Principalmente por ter a maioria de universitários que possuem bolsas de ensino dadas pelo Governo Federal (PROUNI) e caso esses universitários tenham 25% de falta perdem a bolsa.Você é um cara inteligente...Lute pelos que não sabem a quem recorrer.Forte abraço...e Boa sorte.

    ResponderExcluir
  2. Cara não sei se tem como modific´-alo porque na verdade não sei nem se será impresso!

    E também porque esse artigo está no site do teenfoco, ou seja uma parte da população já foi mal informada.

    Porém quero dizer que não acho que a matéria seja tão ruim. Pra mim, é óbvio, que o jornal Teenfoco não pode ser base de nada. É um entretenimento disfarçado.

    Mas a matéria chama atenção pra luta, claro maquiando a verdade. Mas não vejo GRANDES problemas, até porque o repórter não pode fazer uma matéria tão grande e/ou tão política, pois destoará do resto de seu materia: entretenimento.

    Mas acho que de todo foi uma matéria interessante!

    ResponderExcluir
  3. Lamentável a atitude do jovem Lazari em criticar a posição do jornal em relação a materia colocada em nosso blog. Temos defendido a muito tempo a questão dos universitários quanto ao acesso ao ônibus. Já fizemos várias matérias sobre o assunto. Inclusive de alunos que utilizavam o transporte apadrinhados por vereadores a até funcionários da prefeitura com bons salários. O jornal se coloca ao lado da juventude de Maricá. Provavelmente o jovem não conhece nosso trabalho. Sabemos das limitações do nosso tablóide, mas se ao invés de criticar duramente o Teenfoco Lazari se colocasse em posição de ajudar abastecendo o jornal com mais informações o tablóide que ele disse "não pode ser a referência aos que em nossa cidade buscarem informações sobre o que vem acontecendo com o transporte universitário em nossa cidade", poderia repassar aos leitores um material mais amplo.
    O jornal busca um trabalho imparcial, embora o Lazari tenha opinião contrária. Mas quem conhece o Teenfoco sabe da nossa luta. Não temos interesse em agradar A ou B, nem mesmo aos universitários. Nossa intenção é fazer trabalho sério, e o mais imparcial possível.

    Obrigado a todos!

    ResponderExcluir
  4. Pois bem... eu esperava do teenfoco uma contra-argumentãção sobre a matéria. Disseram ser imparciaias e etc... mas não se justificaram sobre a matéria!

    ResponderExcluir
  5. Não acredito que a agressividade do tópico resolva algo.

    ResponderExcluir

Deixe um comentário, mas lembrando de manter a educação, ou será apagado!