domingo, 15 de fevereiro de 2009

E tudo que vem acontecendo

Boa Noite Colegas Universitários...
É a primeira vez que escrevo no blog (aliás em um blog)

E venho descrever algumas coisas sobre a situação do onibus até a data de hoje e o percurso já feito. Acho que cabe esclarecer o porque desta situação.
Falarei rapidamente pois me perco com uma certa facilidade em meio a palavras, como agora... Inicialmente, como alguns devem saber, e quem não sabia sabe agora, a Secretaria de Assistencia Social, etc. convocou uma assembléia na presença dos estudantes que haviam se cadastrado no projeto Onibus Universitário. Nesta assembléia, ale´m de se brincar de fazer itinerario pro onibus e que horas eles circulariam, fez-se uma coisa muito importante: Definiu-se a comissão de universitários.

O porque ela era importante ninguém sabia dizer na hora, apenas se escolheu-se e a comissão foi chamada a uma reunião com a responsavel pelo Onibus Universitário. Nesta reunião deliberamos sobre a funçao da comissão e nos negamos a realizar a atividade proposta pela prefeitura (analisar fichas e fazer carteirinhas) entendendo que a função da comissão seria mais política e fiscalizadora (cabendo-nos pensar critérios para ingresso junto a prefeitura, fiscalizar o cumprimento deste e agir como um canal entre a prefeitura e o corpo de universitários).
Após intensos debates sobre estas questões a supra-citada secretaria nos "presenteia" com uma surpresa um tanto o quanto desastrosa... a comissão faria o que a prefeitura queria ou seria substituida por uma outra. Em resposta propusemos que em tal assembléia fossem escolhidos que tipo de comissão os universitários desejariam, a partir de uma exibição de propostas da prefeitura e nossas. Apesar de aceitas, a assembléia foi cancelada e, no lugar desta, foi chamada uma reunião com a comissão.
Cabe esclarecer, para melhor com preensão futura, que a representante da secretaria nos informou de uma discussão avançada da substituição do onibus por um vale e foi bastante clara quanto a nossa impossiblidade de participar das negociações.

Neste interim, sabendo do cancelamento da reunião de sexta, a maioria dos integrantes da comissão achou por bem convocar uma assembléia de prestações de contas. Onde a comissão iria explicar ao corpo de universitários o que estava havendo até ali, chamando-a assim para o sabado seguinte...

Porém, a reunião de sexta nos guardava mais uma graciosa surpresa: Seria imediata a suspensão do onibus pelo vale, porém, após a conversa anterior, tomamos a liberdade de fazer contas e descobrimos que o custo era muito superior ao do Onibus. Além disso a secretaria não dava nenhuma garantia de continuidade, de que poderiamos entrar livremente nos onibus e não sabia informar o que seria feito nos horarios do rush.

Em meio a tudo isto a reuniao de sábado mudou um pouco de sentido, um integrante da comissão manifestou-se publicamente em uma assembléia em São José, fazendo com que o prefeito se comprometesse a sentar conosco para explicações. Na parte da tarde a assembleia decidiu pela necessidade de um forum com a presença de todos os universitários e a necessidade de estarmos inteirados das ações da prefeitura.
Na segunda um grupo bastante grande de universitários esteve na prefeitura com o intuito de confirmar a reunião de sexta e a presença do prefeito e do secretario, apesar da má acolhida feita, após algum tempo e com animos menos acirrados, foi possivel um diálogo até certo ponto aproveitável...

E então, chegamos a sexta-feira, neste dia levamos um grupo muito maior de universitários e conseguimos que estivessem presentes a reunião como ouvintes... Após a exibição das demandas e das ressalvas feitas pelos universitários e pelo governo, as pautas dos estudantes foram aceitas.

O Onibus retorna na próxima segunda dia 16 de fevereiro, e o fórum de universitários será realizado no dia 7 de março com poder decisório. Está prometido ainda uma comissão nos moldes que a desejavamos e a participação dela no processo de licitação...

Porém nosso caminho ainda é penoso, devemos nos estruturar bem e lutar para que esta garantia não seja passageira e possa se desfazer ao sabor da política...

PRECISAMOS DE UMA ENTIDADE eSTUDANTIL NO MUNICIPIO;
PRECISAMOS DE UMA LEI DEFENDENDO O TRASNPORTE UNIVERSITÁRIO.

Conseguimos alguns sucessos, mas precisamos torna-los perenes.
Tudo de bom para todos!

3 comentários:

  1. Bom, pelo menos me parece que uma 1° batalha nós vencemos...mas a guerra está longe do fim!!!

    Vamos aumentar a divulgação e a mobilização!!!

    Força sempre!!!

    ResponderExcluir
  2. Só quero esclarecer melhor duas coisas:

    1. Nossa ida lá na segunda-feira tinha por motivação tb, a reividicação pelo retorno do onibus universitário, além da confirmação da presença do prefeito.

    2. O que é mais importante. O Fórum exigido por nós é em função de o Governo ter decidido unilateralmente pelo suspensão do ônibus universitário. Reinvidicamos o direito democrático de ter poder de decisão sobre o futuro do transporte universitário.

    As próximas etapas sao:

    1. A prefeitura nos entregará toda a sua planilha de custos com o onibus, o orçamento estimado com o vale, quetoes jurídicas e outros dados mais...

    2. Diante desses dados, analisaremos as propostas pro transporte universitário (ônibus-vale) e escolheremos uma. Faremos portanto uma proposta ao governo.

    3. Se dentro das possibilidades, previamente determinadas no documento que a prefeitura irá nos entregar antes do fórum do dia 7, o governo se compromete em executar nossa proposta!

    Rafael Lazari
    Psicologia-UFF
    Movimento Vamos à Luta FOE/UNE

    ResponderExcluir
  3. ahh... mais especificamente, nossa ida na segunda era pra que o ônibus voltasse a funcionar logo, até que decidissemos junto com a prefeitura o futuro do transporte universitário!

    O que foi atendido graças a nossa mobilização e organização!

    Vamos à Luta!

    ResponderExcluir

Deixe um comentário, mas lembrando de manter a educação, ou será apagado!